CONSULTA OPTANTE SIMPLES: Como Consultar?

Atualmente, a consulta optante simples é feita por centenas de empresários que querem obter informações a respeito de um dos sistemas envolventes do Simples Nacional. Com isso em mente, se você também tem o interesse de saber tudo sobre como fazer a consulta optante simples, conferir este post até o final pode ser mais do que interessante para o seu conhecimento na área. Sem mais delongas, vem com a gente para saber tudo e mais um pouco sobre o assunto.

Consulta Optante Simples
Consulta Optante Simples

Com alta demanda de tributações do Simples Nacional que incidem sobre Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, conforme prevê a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, a consulta optante simples se trata de um dos principais meios de o empresário ficar atento a todas as possíveis mudanças que podem ser feitas no decorrer do tempo, bem como decodificar a possibilidade de não cair em uma possível malha fina por falta de atenção no que diz respeito aos pagamentos. Sendo assim, vem com a gente para saber muito mais sobre a consulta optante simples.

Veja também:

Consulta Optante Simples: O Que É Simples Nacional?

No Brasil, milhares de empresas passam pelo processo conhecido como Simples Nacional, que nada mais é do que um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Portanto, ele abrange a participação de todos os entes federados tal como a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Por subsequência, é administrado por um Comitê Gestor composto por um total equivalente a oito integrantes. São eles

  • Quatro da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Dois dos Estados e Distrito Federal; – consulta optante simples
  • Dois dos Municípios.

Com base nessas informações, há alguns requisitos a serem levados em consideração, isto é, quando o assunto envolve o fato de ingressar no Simples Nacional:

  • Cumprir os requisitos previstos na legislação; – consulta optante simples
  • Enquadrar-se na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte;
  • Formalizar a opção pelo Simples Nacional.

Não deixe de ver também quais são as características principais do Regime do Simples Nacional:

  • Ser irretratável para todo o ano-calendário;
  • Abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
  • Ser facultativo; – consulta optante simples
  • Dentre outros.
Consulta Optante Simples
Consulta Optante Simples

O Que É Optante Simples?

Caso você tenha entrado em nosso artigo com pouco conhecimento referente à definição exata e real de Optante Simples, não se preocupe, faremos o possível para que compreendas.

Pois bem! Optante Simples nada mais é do que um sistema cujo o mesmo faz parte do Simples Nacional, que é um mecanismo destinado para empresas de pequeno e médio porte, conforme já foi explanado mais acima. De certa forma, e por mais incrível que possa parecer, o Simples Nacional chegou para ajudar o empreendedor, onde, desde 2006, paga os impostos de uma única forma.

Confira também os valores dos seguintes índices:

Sendo assim, é exatamente por meio da página do Simples Nacional que o empreendedor tem a possibilidade de consultar as informações do optante simples. Para aqueles que desejam participar do sistema, as empresas devem pagar periodicamente de forma anual uma alíquota, alíquota esta que varia conforme sua área de atuação e a renda bruta.

Consulta Optante Simples
Consulta Optante Simples

Como fazer a Consulta Optante Simples

Pra fazer a consulta optante simples, o usuário deve digitar o CNPJ da empresa e os caracteres de segurança indicados pelo site. Tendo, pois, concluído essa primeira parte, terá que clicar em “Consultar”. A busca, por sua vez, não é demorada, e possui diversas informações constadas no resultado para que o empresário viabilize a melhor forma de ficar por dentro de todas os dados.

Para fazer a consulta optante simples, clique aqui.

Essas são algumas das principais informações que constam ao fazer a consulta:

  • Eventos futuros; – consulta optante simples
  • Identificação do contribuinte;
  • Situação atual; – consulta optante simples
  • Depois pode gerar o PDF das informações;
  • Data da consulta;
  • Agendamento; – consulta optante simples
  • Informações de períodos inferiores.

Sobretudo, em caso de dúvidas a respeito de algum ponto aqui mostrado, basta apenas comentar neste post, abaixo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

CONSULTA OPTANTE SIMPLES: Como Consultar?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *